21 maio 2012

Antes de começar... (90)


Livro:
Vício Intrínseco
Autor: Thomas Pynchon
Editora: Bertrand Editora
Ano: 2010

"Em parte noir, em parte farsa psicadélica, protagonizado por Doc Sportello, detective privado, que de vez em quando se ergue de uma névoa de marijuana para assistir ao fim de uma era. 
Há já algum tempo que Doc Sportello não vê a ex-namorada. Mas um dia ela aparece com uma história acerca de um plano para raptar o milionário por quem por acaso se apaixonou. Esta ponta solta dos anos sessenta em Los Angeles é o mote para o livro, mas Doc sabe que o «amor» não passa de mais uma palavra que anda na moda, como trip ou «curte». Mais um livro inesquecível de um dos escritores mais influentes da actualidade."


20 maio 2012

LOUCA POR COMPRAS E A IRMÃ, Sophie Kinsella


Romance, Livros d'Hoje

Eu pensava que tinha visto o primeiro filme, mas afinal calhou só o ver quando estava a meio do livro. E a verdade é que este tipo de história funciona muito melhor no ecrã. Sim, ri-me nas partes cómicas, mas ri-me mais a ver o primeiro filme (que tem pouco a ver com o livro, pelo que li neste). Ao ser um livro "levezinho" (não de páginas, que tem 400, mais uma vez com um alto desperdício de papel por causa das enormes margens) devia ler-se de uma ponta à outra num instante, não devia dar vontade de o pôr de lado. E isso não aconteceu. A história está toda na sinopse e para quem viu o primeiro filme e conhece a personagem de Becky, já está mesmo a imaginar o que poderá acontecer. Mas a minha recomendação é simples: esperem pelo segundo filme, aposto que não demora muito. MEDO: acabei de descobrir que este é o quarto livro da série Shopaholic e que ainda há mais outro Shopaholic and Baby. Sophie Kinsella, adorei Uma Rapariga dos Anos 20. Deixa a Becky em paz e dedica-te a outras personagens!

06 maio 2012

Antes de começar... (89)


Livro:
Louca por Compras e a Irmã
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Livros d'Hoje
Ano: Abril de 2009

"Becky pensou que estar casada com Luke Bra$ndon seria como uma grande «caixa de felicidade» comprada na Tiffany. Mas, na verdade, nem tudo era tão maravilhoso como ela imaginava. 
Os problemas começaram na lua-de-mel quando Becky contou a Luke uma minúscula mentira sobre uma pequeníssima compra que tinha feito. Agora tem um orçamento restrito, não tem emprego e, pior ainda, a sua adorada Suze tem uma nova amiga. Depois recebe uma notícia surpreendente: tem uma irmã!
Becky ficou mais excitada que nunca. Finalmente, uma irmã de verdade!
Imaginava que deviam ter imensa coisa em comum! Podiam ir juntas às compras... Escolher sapatos as duas... Ir à manicura juntas...
Até que a conhece e leva o maior choque da sua vida.
Não pode ser verdade! É impossível que a irmã de Becky Bloomwood não goste de... ir às compras!"

05 maio 2012

DARLING JIM, Christian Moerk


Thriller, Editorial Presença

A sinopse prometia tanta coisa (de suspense romântico a contos de fadas, passando por mistério popular) que até tinha medo de começar a ler este livro. Não por causa do eventual terror (também lá estava indicado na sinopse), mas porque me parecia uma grande confusão. Senhores das editoras, editem. É que no final, não tinha nada a temer deste livro que está muito bem escrito e que mais não é do que uma história, dentro de uma história, dentro de uma história. Ou seja, o livro fala de um crime mórbido e de um carteiro que recebe o diário de uma das vítimas. E nesse diário, há uma personagem a contar uma história. Percebem? Temos a história do crime, a história da vítima e a história dentro do diário. E queremos saber o fim de todas. Daí que este livro nos agarre do início ao fim. Só uma nota final para o próprio autor: que título  é este? Não é muito imaginativo e, quanto a mim, não funciona. E os portugueses que têm a mania de traduzir todos os títulos mal, bem podiam ter pensado nalguma coisa mais interessante que funcionasse na língua de Camões. Mas abstraiam-se de tudo, porque vale a pena ler.