27 março 2010

A RAINHA NO PALÁCIO DAS CORRENTES DE AR, Stieg Larsson


Thriller, Oceanos
A indicação que tinha é que era o melhor dos três livros, mas fiquei cheia de dúvidas. É bom? Sim. O melhor? Acho que não. Sinceramente, o meu favorito foi o primeiro. Não só por encontrar pela primeira vez esta linguagem forte e visual de Stieg Larsson, mas porque teve um princípio, um meio e um fim.
O que vemos neste último livro é o resolver das questões que ficaram em aberto no segundo livro. Não temos mais mistério que não seja aquele em volta da conspiração que rodeia a vida de Lisbeth Salander. Pronto, está bem, há sempre aquele de saber quem é o "Caneta Porca"... mas mesmo isso soube-me a pouco.
E no final é inevitável lembrar que o autor sueco (que já morreu) tinha previsto dez livros nesta série. É que apesar de Lisbeth achar que o passado está resolvido, ainda fica a questão: então e a irmã gémea?
A mulher de Larsson diz que por detrás dos livros estava muito do seu trabalho. Prove-o e edite mais um livro das aventuras de Mikhael Blomkvist e de Salander depois logo falamos.
Apesar de tudo isto, é um excelente livro de acção que merece sem dúvida a pena ler.

2 comentários:

  1. e ja acabei!! e achei excelente, tal como achei os outros 2. nao sei se sera o melhor ou nao mas a escrita de Larsson (ou da mulher!) continua incrivel e o livro e' devorado de uma ponta 'a outra.
    tambem fiquei com a impressao que a irma gemea nao esta ali a fazer absolutamente nada! possivelmente noutro livro ia ser desvendado este misterio.. agora vou ver o terceiro filme :-)
    bjos
    and
    ps- caneta porca???? LOLOLOL. eu tenho "poison pen"

    ResponderEliminar
  2. é melhor não discutirmos traduções, não é "facho de sombra".... não te esqueças de me trazeres os filmes (se puderes, claro). bjs

    ResponderEliminar