22 maio 2010

A SOCIEDADE LITERÁRIA DA TARTE DE CASCA DE BATATA, Mary Ann Shaffer e Annie Barrows


Romance, Editora Objectiva
O nome estranho chamou-me a atenção e obrigou-me à leitura da sinopse deste livro. Fiquei curiosa e quis ler mais. A história começa com uma carta, à qual se segue outra e mais outra e mais outra… Todo o livro é assim. Um romance epistolar que me surpreendeu pela positiva. Tal como Juliet comecei a apaixonar-me pelos habitantes de Guernsey e a querer saber mais sobre o que estas ilhas britânicas sofreram quando foram ocupadas pelos alemães, na II Guerra Mundial. É daqueles livros que não nos apetece parar de ler, que temos pena de acabar de ler. As autoras (a sobrinha Annie Barrows fez os últimos ajustes no texto após a morte da tia Mary Ann Schaffer) conseguem mostrar-nos os horrores do conflito no meio do relato do dia-a-dia nas ilhas - surpreendendo-me e obrigando-me a fazer figura triste e a limpar as lágrimas em plena paragem de autocarro. Seja como for, este é um excelente livro que recomendo a toda a gente.

1 comentário: