12 julho 2010

REVELAÇÃO, C.J. Sansom


Policial, Porto Editora
Seiscentas páginas depois... o que dizer além de "raios, que o livro é grande". Estamos diante de um policial que se passa centenas de anos antes de qualquer espécie de CSI. Corre o ano de 1543 e os crimes resolvem-se nas ruas, no inquirir das possíveis testemunhas e à lei da espada. Londres é um local mal-cheiroso e povoado de mendigos desdentados. É neste cenário que surge um (particularmente sádico) serial-killer, mais uma vez numa altura em que a palavra não queria dizer nada. Assim, para os intervenientes, estamos diante de um homem "possuído" pelo Diabo. O tema da religião está em todo o lado, numa verdadeira luta de poder com repercursões no reinado de Henrique VIII, a caminho precisamente do seu oitavo casamento. O livro é interessante por nos dar uma ideia da Londres daquela altura, mas o foque tão grande na religião acabou por não me conseguir prender. Além disso, o facto de Sharldlake "o corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra" ser uma personagem de vários livros da série, significa que há histórias secundárias que não servem para nada para contar esta história, mas destinam-se aos fãs daqueles que já o conhecem.

5 comentários:

  1. recomendarias o primeiro desta serie?
    and.

    ResponderEliminar
  2. se não tiver 600 páginas... pelo que vi na wikipedia o tema é a dissolução dos mosteiros, portanto mais religião, mas aparentemente o assunto dominava a Inglaterra do século XVI.

    ResponderEliminar
  3. aparentemente a BBC vai adaptar o primeiro filme, eu espero :P
    mas guarda esse que eu gosto dessas coisas
    bjoss

    ResponderEliminar
  4. A série é fantástica para quem gosta de história e investigação criminal. Revelação é o 4º da série. Dissolução, Fogo Negro, Soberano são os tres primeiros. No Brasil ainda não foi traduzido Headstone... O autor é realmente prolixo, porém como escreve bem, é facil se enredar em suas historias.

    ResponderEliminar