11 setembro 2010

SOMBRAS QUEIMADAS, Kamila Shamsie


Romance, Civilização Editora
Uma escrita linda (não tenho mesmo outra forma de o explicar), mesmo quando em causa está o momento da explosão da bomba nuclear em Nagasáqui ou a guerra no Afeganistão. As imagens que a autora paquistanesa consegue transmitir, a emoção dos sentimentos vividos pelos personagens (e não é fácil identificarmo-nos com uma japonesa que casa com um muçulmano indiano e vai viver para o Paquistão), tudo nos prende nesta narrativa dividida por quatro momentos distintos e outros tantos locais. A caminhar para o final, um sentimento de sufoco, quando a narrativa se vai afunilando e uma única saída parece possível. Este seria um daqueles livros que eu ficaria a devorar até ficar sem páginas, provavelmente às tantas da madrugada, mas que dei por mim a ler aos bocadinhos, com receio do que sabia que aí vinha. E porque há livros em que não faz sentido um "e viveram felizes para sempre", fiquei feliz por não encontrar um qualquer twist final. Um livro que recomendo, sem sombra de dúvida.

2 comentários:

  1. Tenho na estante em "espera" para o ler...vou buscá-lo já!
    visita o meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cris, bem-vinda ao meu blog.
    Espero que gostes do livro tanto como eu.
    Depois diz-me o que achaste!

    ResponderEliminar