Livro: O Novíssimo Testamento
Autor: Mário Lúcio Sousa
Editora: D. Quixote
Ano: Setembro de 2010
"No tempo em que os Portugueses imperavam sobre o arquipélago de Cabo Verde, aconteceu num domingo de Páscoa, na minúscula freguesia do Lém, estar a morrer a mulher mais beata que a ilha de Santiago conhecera. Interpelando-a as netas sobre a sua última vontade, não quis ela, como seria de esperar, chamar o padre, respondendo em vez disso que gostaria de ser fotografada. Porém, assim que o flash disparou, um mistério inexplicável varreu a ilha de lés a lés; e quando, ao fim de muitas peripécias, a fotografia foi finalmente revelada, a surpresa foi tão impossível que não houve, no mundo inteiro, uma só alma que conseguisse manter a boca fechada. A ilha quase ia ao fundo com a confusão...
Se o Antigo Testamento anuncia a vinda do Messias e o Novo Testamento narra a vida, a morte e a ressurreição de Jesus, este Novíssimo Testamento é uma autêntica revolução: pois dá testemunho da reencarnação de Jesus no corpo de uma mulher - ilhéu e africana - que parece ter vindo inaugurar a Terceira Idade do Mundo, mas não está livre de enfrentar os preconceitos sociais, religiosos e políticos do seu tempo.
Vencedor do Prémio Literário Carlos de Oliveira em 2009 pela notável capacidade de efabulação (basta referir o menino que desabotoa vestidos com assobios ou a lua velha que dá noites ferrugentas) e pelo poder da linguagem (um léxico vasto e rico), este romance aborda o religioso de uma forma original que denota um amplo conhecimento sobre o tema. Irónico, satírico e, por vezes, profundamente hilariante, O Novíssimo Testamento há-de ser Sagrada Escritura para muitos leitores."