05 abril 2011

A PAIXÃO DE JANE EYRE, Charlotte Brontë


Romance, Publicações Europa-América
Este era um daqueles livros que eu andava para ler há que séculos... Por isso, assim que o tive nas mãos, foi um tal de devorar. Qual não foi a minha surpresa quando, a certa altura, as cenas começaram a soar-me familiares. Eu tinha a certeza que nunca tinha lido o livro, mas depois lembrei-me... já tinha visto a série. Eu sou daquelas pessoas que não gosta de saber o fim de uma história e por isso fiquei um bocadinho desiludida, mas por outro lado, sou daquelas que consegue reler um livro não sei quantas vezes... E A Paixão de Jane Eyre é um daqueles clássicos que vale a pena ler. O livro está escrito como uma espécie de diário de Jane Eyre, sempre contado na primeira pessoa, relembrando a sua vida e interpelando o leitor com comentários à margem da história. Ao longo das páginas vemos como a personalidade de Jane Eyre se vai adaptado à vida dura e ao sofrimento e como no fim tudo se resolve pelo melhor. Jane não é uma Elisabeth Bennet e o Sr. Rochester não é certamente um Mr. Darcy, mas conseguem ser ambos personagens mais reais que os descritos por Jane Austen. Agora tenho curiosidade em ver o filme, apesar de achar difícil que consiga captar toda a dor e emoção de Jane Eyre (acho que não há filme que consiga substituir um bom livro).

1 comentário: