07 fevereiro 2012

A FILHA DO PIRATA, Margaret Cezair-Thompson


Romance, Casa das Letras
Se vamos romancear a história de uma pessoa famosa, porque é que não inventamos simplesmente essa personagem do início e, no final, dizemos em quem foi baseada? Pois é, chateia-me um bocadinho que a personagem leve o nome de Errol Flynn quando a única coisa que tem em comum é ser actor, ter vivido em Port Antonio, na Jamaica, e ter uma queda para gostar de menores. Porque é que a personagem não podia ser um famoso actor que vai viver para a Jamaica e se apaixona por uma menor e chamar-se Adalberto! Eu gostei do livro, mas nunca gostei da forma como se pegam em personagem reais para as romancear. Já devia ter aprendido a deixar estes livros de lado, mas acho sempre que me podem surpreender. E o ridículo é que teria gostado mais desta história com o Adalberto em vez do Errol Flynn! O livro acompanha duas gerações de mulheres jamaicanas, conseguindo mostrar-nos um pouco da ilha e do seu turbulento caminho para a independência. Para quem não tem problemas com o romancear de personagens verídicas, estou certa que vai gostar. Eu é que sou esquisita...

Sem comentários:

Enviar um comentário