Romance, Porto Editora
Já sei o que estão a pensar: "Lá está ela a ler livros inspirados em histórias reais que não conhece de lado nenhum." Pois, desta vez embrenhei-me numa história sobre o fim do império britânico na Índia. O livro foi editado pela primeira vez em 1973 (ganhou o Man Booker Prize) e a sua história remonta às revoltas indianas de 1857, das quais não sei nada...
Krishnapur é uma cidade inventada, mas o cerco é baseado em histórias reais. J. G. Farrell conta-nos com humor a forma como os britânicos aguentaram, apesar das inúmeras dificuldades, um cerco durante quatro meses. Além da genialidade do último recuo dos britânicos, no qual já não há pólvora e é necessário recorrer ao que está à mão, incluindo os candelabros que já tinham sido usados durante as chuvas para aguentar os muros de areia que defendem o aquartelamento, há também a brilhante luta entre os dois médicos por causa da cólera. O mais velho a insistir que a doença se espalha pelo ar e o segundo a garantir que depende da ingestão de comida e águas contaminadas. Até na hora da morte o primeiro insiste que tem razão, apesar das provas em contrário.
Não é um livro para aprender mais sobre as revoltas; é um livro para conhecer os hábitos dos britânicos na Índia daqueles tempos.
Sem comentários:
Enviar um comentário