31 março 2012

A FIRMA, Martina Cole


Romance, Civilização Editora
Este é um livro sobre o mundo do crime no East End, de Londres, desde a década de 1970 até aos nossos dias. Uma história de drogas e prostituição centrada nas mulheres, que também tinham algo a dizer sobre a criminalidade. Acompanhamos a história de Imelda, uma mulher que só tem sentimentos pela droga que consome e que vai estragando a vida de todos à sua volta, desde a mãe até aos filhos. São três gerações de uma família que tem no crime a sua forma de sustento. Achei o livro um pouco repetitivo, na forma como repete que Imelda não sente remorsos, não sente nada por ninguém, que só se preocupa consigo e com arranjar dinheiro para a próxima dose. E como ao contrário da ideia que temos de uma drogada, consegue manter-se com um aspeto jovem, não acabado. 

01 março 2012

Antes de começar... (86)


Livro: A Firma
Autor: Martina Cole
Editora: Civilização Editora
Ano: Março de 2010

"Passado no East End de Londres, dos finais dos anos 70 até ao presente, A Firma fala de drogas, de prostituição e da luta de uma jovem pela sobrevivência - contra tudo e contra todos.
Imelda Dooley está assustada - está grávida e agora está sozinha. O pai, um homem perigoso, certificar-se-à de que alguém paga por isso. Por isso Imelda conta uma mentira que, literalmente, causa algumas mortes.
Quando o marido é morto Mary, mãe de Imelda, sabe que tem de se esforçar por manter a família de pé. E é isso que faz, e torna-se num nome importante. Mas, mesmo assim, tem de ver a vida da filha cair num ciclo vicioso e abominável de drogas e prostituição."