01 fevereiro 2010

Antes de começar... (7)


Livro: Naufrágios
Autor: Francisco Coloane
Editora: Cavalo de Ferro
Ano: Outubro 2005

"Para mim, Coloane foi uma revelação. Era a primeira vez que me confrontava com histórias onde o vento soprava de verdade e porque me ensinava que o Chile era muito mais que o aborrecido Santiago, que existia um sul profundo onde o épico era o pão nosso de cada dia. Soube conferir aos seus personagens, todos eles marginais, perdedores que sabiam por que perdiam, uma identidade inédita na literatura escrita em espanhol. Coloane não escrevia do ponto de vista da compaixão, fazia-o a partir de uma barricada, do lado dos injuriados, e isso foi para mim um convite a imitá-lo. (...) Devo-lhe a determinação final para dedicar-me à escrita."
Luís Sepúlveda

Sem comentários:

Enviar um comentário