02 fevereiro 2010

NAUFRÁGIOS, Francisco Coloane


Não ficção, Cavalo de Ferro
Fui enganada... quer dizer, fui ao engano. Eu achava que este era um livro de contos, até porque na badana dizia que Francisco Coloane era uma espécie de Horacio Quiroga da Patagónia. Mas em vez de contos saiu-me a história de todos (duvido que lhe tenha escapado algum) os naufrágios que ocorreram na zona do estreito de Magalhães (começando pela própria expedição do Magalhães) e arredores. O autor junta-lhe depois umas reflexões próprias. Não há nada de mal nisso, mas ao fim de quatro ou cinco (eu li mais, juro), já chega. Desisti. Não é bonito, mas pronto, já está. Que me perdoe Coloane (coitado, já morreu em 2002), tenho a certeza que iria gostar dos contos dele. Pode ser que algum dia me passem pela mão.

2 comentários: