22 setembro 2010

Antes de começar... (38)


Livro:
The Time Traveler's Wife
Autor: Audrey Niffenegger
Editora: Vintage Books
Ano: 2005

"This is the extraordinary love story of Clare and Henry who met when Clare was six and Henry was thirty-six, and were married when Clare was twenty-two and Henry thirty. Impossible but true, because Henry suffers from a rare condition where his genetic clock periodically resets and he finds himself pulled suddenly into his past or future. In the face of this force they can neither prevent nor control, Henry and Clare's struggle to lead a normal lives is both intensely moving and entirely unforgettable."

11 setembro 2010

SOMBRAS QUEIMADAS, Kamila Shamsie


Romance, Civilização Editora
Uma escrita linda (não tenho mesmo outra forma de o explicar), mesmo quando em causa está o momento da explosão da bomba nuclear em Nagasáqui ou a guerra no Afeganistão. As imagens que a autora paquistanesa consegue transmitir, a emoção dos sentimentos vividos pelos personagens (e não é fácil identificarmo-nos com uma japonesa que casa com um muçulmano indiano e vai viver para o Paquistão), tudo nos prende nesta narrativa dividida por quatro momentos distintos e outros tantos locais. A caminhar para o final, um sentimento de sufoco, quando a narrativa se vai afunilando e uma única saída parece possível. Este seria um daqueles livros que eu ficaria a devorar até ficar sem páginas, provavelmente às tantas da madrugada, mas que dei por mim a ler aos bocadinhos, com receio do que sabia que aí vinha. E porque há livros em que não faz sentido um "e viveram felizes para sempre", fiquei feliz por não encontrar um qualquer twist final. Um livro que recomendo, sem sombra de dúvida.

01 setembro 2010

Antes de começar... (37)


Livro:
Sombras queimadas
Autor: Kamila Shamsie
Editora: Civilização Editora
Ano: Março de 2010

"9 de Agosto de 1945. Nagasaki. Hiroko Tanaka, de 21 anos, embrulhada num quimono com três grous pretos estampados nas costas, está apaixonada pelo homem com quem vai casar, Konrad Weiss. Num milésimo de segundo, o mundo fica branco. No entorpecimento consequente ao explodir da bomba que oblitera tudo o que ela conheceu, apenas restam as queimaduras em forma de ave nas suas costas, uma memória indelével do mundo que perdeu.
Dois anos depois, procurando recomeçar, Hiroko viaja para Deli. Vai conhecer a meia-irmã de Konrad, Elizabeth, o marido desta, James Burton, e o empregado deles, Sajjad Ashraf. Com o passar dos anos, outros lares substituem os que ficaram para trás e as velhas guerras são ultrapassadas perante os novos conflitos. Mas as sombras da história – pessoais, políticas – alongam-se sobre os mundos entrelaçados dos Burton, dos Ashraf e dos Tanaka quando são transportados do Paquistão para Nova Iorque, e, no espantoso clímax da história, para o Afeganistão no pós-11 de Setembro."