24 janeiro 2011

Antes de começar... (49)


Livro:
The Shadow of the Wind
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Phoenix
Ano: 2005

"Hidden in the heart of the old city of Barcelona is the 'Cemetery of Forgotten Books', a labyrinthine library of obscure and forgotten titles. To this library, a man brings his ten-year-old son, Daniel, one cold morning in 1945. Daniel is allowed to choose one book and from the dusty shelves pulls The Shadow of the Wind by Julián Carax. But as Daniel grows up, several people seem inordinately interested in his find. What begins as a case of literary curiosity turns into a race to find out the truth behind the life and death of Julián Carax and to save those he left behind."

23 janeiro 2011

UM REFÚGIO PARA A VIDA, Nicholas Sparks


Romance, Editorial Presença
Tinha dito a mim mesma que ia dar mais uma oportunidade a Nicholas Sparks (do género "last chance workout" do Biggest Looser). É que a fórmula do escritor já está esgotada e começo a ficar sem paciência (o facto de o livro A Melodia do Adeus ter sido escrito a pensar na adaptação cinematográfica também me chateou um bocadinho). Dito isto, Um Refúgio para a Vida surpreende ao sair dessa fórmula, apesar de manter os mesmos ingredientes. Passa-se na Carolina do Norte, mas isso não há nada a fazer (é bom que o autor tenha um subsídio estadual, porque deve ter contribuído para o aumento do turismo). A religião está lá, mas do lado do "mau" - o marido abusivo de Katie, que justifica as suas agressões com citações da Bíblia. A morte também está lá, mas porque Alex é viúvo (e não digo mais nada, para não estragar a história aos que ainda querem ler o livro). O problema é que Nicholas Sparks já não nos consegue agarrar com uma história de amor espectacular, daquelas de chorar baba e ranho. Infelizmente este é só um amorzinho banal e nós queremos uma Theresa e um Garrett ou melhor ainda uma Allie e um Noah. Lamento Nicholas (posso tratá-lo pelo primeiro nome porque já o entrevistei), não sei se vou voltar a ler um livro teu.

19 janeiro 2011

Antes de começar... (48)


Livro:
Um Refúgio para a Vida
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Ano: Novembro 2010

"Quando Katie vai viver para a pacata cidade de Southport, na Carolina do Norte, todos se interrogam sobre o seu passado. Que mistérios esconderá aquela jovem bonita que parece determinada em encobrir os seus encantos e evitar novos laços afectivos, novos relacionamentos? No entanto, e apesar de todas as suas reservas, Katie começa a criar raízes naquela pequena comunidade, à medida que uma nova amizade e um novo amor lhe vão fazendo baixar as defesas. Sente-se cada vez mais ligada a Jo, a sua vizinha e amiga, e a Alex, o homem por quem se está a apaixonar, mas os fantasmas do passado, que minam a sua capacidade de confiar nos outros, continuam a persegui-la, a aterrorizá-la, e o peso do segredo que esconde é demasiado grande... Neste romance avassalador, Nicholas Sparks traz-nos uma protagonista fragilizada por um amor que se desvirtuou e que tem de aprender a lidar com as suas sequelas se quiser voltar a amar."

18 janeiro 2011

A THOUSAND SPLENDID SUNS, Khaled Hosseini


Romance, Bloomsbury
Há muito tempo que perdi a conta ao que escrevi sobre a guerra do Afeganistão, os talibãs ou as mulheres afegãs, sobre burqas ou hijabs, sobre atentados... Longe vão os tempos em que havia um e eu apressava-me a chamar a atenção dos editores: "Quantos morreram? Dois? Ah, isso acontece todos os dias." A certa altura, deixamos de ver as tragédias pessoais e um número é só mais um número. Khaled Hosseini tem o condão de nos fazer voltar a pensar nas pessoas por detrás desses números, contando-nos a história de duas mulheres afegãs ao longo de trinta anos de lutas e guerras no seu país. E só podemos pensar na sorte que temos em termos nascido aqui e não lá. E é claro que me fartei de chorar. Não só temos de ver o sofrimento destas mulheres, quer seja às mãos dos pais ou dos maridos (infelizmente acontece em todo o lado), como nos envolvemos numa bela história de amor. Esperança no meio de tanta desgraça junta, contada a duas vozes. Sem dúvida, um livro que merece a pena ler.

08 janeiro 2011

Antes de começar... (47)


Livro: A Thousand Splendid Suns
Autor: Khaled Hosseini
Editora: Bloomsbury
Ano: 2008

"Mariam is only fifteen when she is sent to Kabul to marry Rasheed. Nearly two decades later, a friendship grows between Mariam and a local teenager, Laila, as strong as the ties between mother and daughter. When the Taliban take over, life becomes a desperate struggle against starvation, brutality and fear. Yet love can move people to act in unexpected ways, and lead them to overcome the most daunting obstacles with startling heroism."

07 janeiro 2011

A COR DO HIBISCO, Chimamanda Ngozi Adichie


Romance, Asa
Tinha lido tantas coisas boas sobre este livro, que no final acabei por me desiludir. Não penso que seja um livro marcante, de que me vou lembrar daqui a uns anos (já não vou dizer meses para não ser mazinha). Sim, é chocante ver a forma como um homem repressivo e fanático da religião trata a mulher e os filhos, mas estava à espera de uma revolta estrondosa por parte da família e acabo por ler uma rebelião silenciosa (cujas consequências acabam por ser ainda piores). Narrada por Kambili, uma jovem de 15 anos, a história cruza-se com a de um golpe militar na Nigéria, mas sem aprofundar muito este aspecto. E aqui achei que falhava. Temos o dia-a-dia de uma família privilegiada, a de Kambili, e o de outra família que luta para conseguir sobreviver mais um dia, a dos primos, mas que ao mesmo tempo é muito mais feliz. Além disso não gostei do uso e abuso das expressões em ibo, a língua tradicional, por não resultar intuitivo a sua tradução.